Cometer erros faz parte de todo o processo de aprendizado, seja na escola, na faculdade ou no trabalho, e aprender com os erros é um processo importante do nosso crescimento profissional.
Um exemplo comum de erros em estágio são erros de ortografia, digitação ou até mesmo edição, como orientações que deveriam ter sido apagadas - sendo publicadas em jornais, revistas e livros.
Na maioria dos casos o erro é relevado e a experiência utilizada como aprendizado, porém, em casos extremos a demissão do estagiário não só é recomendada como necessária.
Veja alguns exemplos de demissões por justa causa por mancadas feitas em estágios:
_________________________________________
10. A “véia” que saiu no jornal por engano
A mancada: em São Bento do Sul, um estagiário do jornal A Gazeta do Sul esqueceu-se de retirar o comentário “colocar só a véia” (sic) em uma reportagem da coluna social da cidade. A gafe foi reconhecida pelo jornal, que publicou uma errata na edição seguinte.
O conselho: sempre revise seus textos antes de publicar e preste bastante atenção para remover as orientações que não devem ser publicadas.
_________________________________________
9. Usou o concorrente e perdeu o contrato
A mancada: o simples ato de escolher um fornecedor errado pode arruinar o contrato. Quando sua empresa estava firmando um contrato com a UPS, uma empresa americana de remessa expressa de correspondência, um estagiário decidiu usar os serviços da principal concorrente (FedEx) para enviar a documentação do acordo. A negociação foi encerrada imediatamente.
O conselho: quando você está firmando um contrato com uma empresa, atenção para não ofendê-la usando os serviços do concorrente.
Você não quer ser o cara que aparece na Coca-Cola bebendo Pepsi. Né ;)
_________________________________________
8. A piada de mau gosto em rede nacional
A mancada: um estagiário de relações públicas perdeu seu posto de trabalho quando legendou com piadas racistas os nomes que apareciam em uma reportagem sobre a queda de uma aeronave.
O conselho: atenção para manter a seriedade e profissionalismo no seu trabalho. Piadas racistas e preconceituosas são justa causa de demissão. Além de ganhar o olho da rua, você fica mau visto no mercado de trabalho.
______________________________________
7. Fingiu doença familiar para ir à festa
A mancada: um estagiário de um banco americano disse ao chefe que um familiar estava doente, por isso precisaria faltar. Porém publicou fotos de uma festa a fantasia no mesmo dia em suas redes sociais, ganhando uma demissão de presente após a gafe.
O conselho: não minta para seu chefe, nos dias de hoje é muito fácil descobrir mentiras. E veja algumas dicas de como se comportar em redes sociais aqui no nosso blog, para que seus colegas não façam piadinha de sua fantasia de Sininho.
_______________________________________
6. Ligações internacionais para Britney Spears
A mancada: a prefeitura de Laranjal, no Paraná, enviou uma advertência escrita a um estagiário que utilizou o telefone do trabalho para realizar ligações internacionais para a cantora Britney Spears.
O conselho: nunca ligue para a Britney Spears do seu escritório. Use o seu telefone profissional apenas para ligações profissionais. Caso haja alguma urgência, peça a seu chefe para utilizar o telefone da empresa para uma ligação pessoal e ofereça para pagar o valor da chamada quando a conta chegar.
_____________
5. Descontrole derramado
A mancada: ao perder o controle de uma empilhadeira, uma estagiária de uma vinícola francesa perfurou um tanque contendo milhares de litros de vinho, desperdiçando a bebida e causando uma enxurrada no ambiente de trabalho.
O conselho: tome muito cuidado ao manipular equipamentos da empresa. Tenha certeza que você está ciente das instruções, normas de segurança e preparado para usá-los de forma correta. Você não quer ser o funcionário que afoga suas mágoas no vinho derramado ao fim do expediente.
_________________________________________________
4. Roubar material do escritório, incluindo rochas lunares
A mancada: já viu Dead Like Me? A protagonista do seriado tinha o péssimo hábito de roubar post its do escritório. Os estagiários da Nasa, a agência espacial americana, foram parar na cadeia quando roubaram rochas lunares do ambiente de trabalho.
O conselho: não roube material do escritório. Além de ser um crime, você mesmo nunca acha engraçado quando roubam todas as canetas da sua mesa.
______________
3. Reply to all
📷
A mancada: usar o botão de responder para a todos no email causou transtornos em uma empresa norte-americana. Quando um estagiário terminou seus afazeres e mandou um email avisando que estava disponível para ajudar em outras funções, um de seus colegas respondeu com uma gracinha. Porém, por acidente, utilizou o reply to all e passou por uma saia justa quando toda a empresa recebeu seus emails.
O conselho: não envie piadinhas pelo email de trabalho, lembre-se que o RH e seu chefe podem ter acesso a seus emails com facilidade e ler todas as suas fofocas. Se quer brincar com algum amigo durante o ambiente de escritório, use formas de comunicação pessoais, como celular.
__________________
2. Blog de fofoca
A mancada: uma empresa farmacêutica demitiu uma estagiária que criou um blog de fofoca para falar mal de seus colegas de trabalho.
O conselho: você não quer ser a fofoqueira do escritório. Com tanta gente mais interessante e polêmica para fofocar sobre, você realmente quer escrever um blog sobre a gravata brega do Clóvis da Contabilidade? Quem vai ler isso?
1. Ministério da Justiça elogia jihadistas em mídias sociais
A mancada: uma resposta a um post sobre a imigração de refugiados de países árabes deixou o Ministério da Justiça em maus lençóis. A resposta dizia que jihadistas (doutrina que prega o ódio ao ocidente) seriam bem vindos ao país pois trariam progresso ao Brasil.
A confusão ocorreu pois o autor da mensagem acreditou que Jihadista era uma nacionalidade, não uma doutrina de terrorismo religioso. O Ministério publicou um pedido de desculpas ao erro crasso cometido.
O conselho: não comente sobre assuntos que você não domina, e não tenha vergonha de pedir mais informações quando necessário. Muitas vezes alguém vai falar sobre a rebimboca da parafuseta e é melhor perguntar o que isto significa. Lembre-se da clássica frase: “sábio é aquele que pergunta e tolo, o que finge que entendeu”.
Se você está preparado para aprender com seus erros e inspirou-se no que não se deve fazer com os exemplos acima, acesse este link para encontrar uma vaga de estágio perto de você.
E continue seguindo o blog da Estágio TEC+ para mais dicas importantes sobre entrevistas e processos seletivos.
Comments