• THE BLEST +

Neuropsicologia e Avaliação Neuropsicológica

Por Dr. Gustavo Lopes | Florianópolis | Programa TRATO 360°


A neuropsicologia é uma especialidade que se caracteriza pelo estudo das relações entre cérebro, cognição, emoção e comportamento. No Brasil é uma área de atuação do psicólogo, tendo sido reconhecida e aprovada como especialidade pelo Conselho Federal de Psicologia em 2004.

É um ramo da psicologia ligado à área da saúde e às neurociências, e com um enfoque e caráter multidisciplinar, vem contribuindo no tratamento e trabalho de outros profissionais através da avaliação de transtornos neurológicos, psiquiátricos, gerontológicos, dificuldades de aprendizagem, entre outros.


Avaliação Neuropsicológica

Trata-se de um procedimento que visa investigar as funções cognitivas através de testes psicológicos e neuropsicológicos padronizados. Também é feita uma análise de como o avaliado realiza e se comporta durante a aplicação dos testes, como suas estratégias e humor. É parte essencial do processo de avaliação as entrevistas clínicas com familiares/responsáveis, contatos com unidades de ensino e discussão com os profissionais envolvidos no tratamento ou acompanhamento do avaliado.

É indicada uma avaliação neuropsicológica porque subjetivamente pode ser difícil medir ou mensurar o quanto uma pessoa está desatenta, com dificuldades de memória, com limitação na aprendizagem, ou não está desempenhando suas atividades diárias conforme seria esperado para sua faixa etária, nível de escolaridade, entre outras condições sócio/culturais.

Podem-se beneficiar de uma avaliação neuropsicológica, crianças, adolescentes, adultos e idosos, sendo estes saudáveis (conhecimento de habilidades, potencialidades, medição de QI) ou que sofreram de traumatismo craniano, provenientes de acidentes vasculares cerebrais, transtornos neurodegenerativos (demências) que passaram ou irão realizar neurocirurgias, queixas variadas de desatenção (TDAH), distúrbios de aprendizagem (dislexia), problemas psicológicos (ansiedade, depressão, estresse).

Solicitação da Avaliação Neuropsicológica

Uma avaliação pode ser solicitada por quem deseja ser avaliado, no caso de adulto diante de uma queixa específica; pais ou responsáveis de crianças e adolescentes; profissionais de saúde (ex: médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas), unidades de ensino, instituições judiciais.

Em média a avaliação é realizada entre 4 e 6 sessões com duração de 60 minutos cada, sendo recomendado intervalo de dias entre uma sessão e outra. Screenings e testes rápidos também podem ser realizados de acordo com a demanda ou urgência do caso. Após a avaliação um relatório deverá estabelecer quantitativamente e qualitativamente um perfil das habilidades neuropsicológicas preservadas ou prejudicadas do avaliado, como: atenção, memória, linguagem, percepção, funcionamento executivo, aprendizagem; bem como aspectos emocionais, comportamentais e de personalidade.

Os resultados podem então, identificar detalhes de uma condição mental ou dificuldade apresentada, e estabelecer um diagnóstico mais efetivo, evolução do quadro, planejar um programa de reabilitação cognitiva, discussão com os profissionais envolvidos, orientações para pais e escola (no caso de alunos com TDAH, dificuldades de aprendizagem, deficiências, altas habilidades), e demais encaminhamentos pertinentes (ex: indicação de psicoterapia, fonoaudiólogo, serviços de psiquiatra e neurologia).


Fonte: https://rsaude.com.br/florianopolis/materia/neuropsicologia-e-avaliacao-neuropsicologica/10996




Texto por:

Dr. Gustavo Alfredo Lopes de Lima

Psicólogo | Especialista em Neuropsicologia CRP: 12/06964 | Florianópolis



O Dr. Gustavo faz parte do Programa TRATO 360° da Estágio TEC+ no cuidado aos Líderes e Executivos Alta Gestão para evitar estresse agudo que pode levar ao desenvolvimento da síndrome de burnout @2019.


Saiba + e agende a consulta com o nosso coordenador

Marcelo Myra | (48) 3717-5413

Conheça + serviços especiais como o

Aconsheila * conselho especializado aos Estagiários.

#empresas #estresse #burnout #sc #rh #trato


#ProgramaTrato #360 O Novo Jeito da ESTÁGIO TEC+ tratar bem sua Empresa🎯

11 visualizações0 comentário