• THE BLEST +

Principais motivos para a realização da manutenção preventiva

#manutenção #preventiva #empresas #eletrica #hidraulica #programatrato #estagiotec


Por Marcos Mão Certa


Atente-se para a manutenção preventiva de

máquinas e equipamentos na sua empresa,

bem como a importância de fazer isso

regularmente.

A maioria das empresas é repleta de máquinas e equipamentos importantes para o processo produtivo, mas poucas, de fato, realmente se preocupam com a manutenção preventiva.

A frase “prevenir é melhor que remediar” deve ser levada em consideração aqui, pois, além dos custos se elevarem com as manutenções corretivas, a produção pode ser paralisada por mais tempo e o risco de acidentes aumenta consideravelmente.


_________________________________________________

.

Mas antes, do quê se trata a manutenção preventiva?



É uma revisão periódica e sistêmica em equipamentos como veículos, máquinas industriais, dentre outros, que é baseado em histórico de quebras em funcionamento, ou histórico de revisões periódicas realizadas.



Tipos de manutenção nas empresas:

Sendo imprescindível em um mercado cada vez mais competitivo, a manutenção geral é um “fator-chave” na estratégia de qualquer empreendimento que quer ter o máximo de eficiência em seus serviços aliado a excelência no custo-benefício.

Dentro deste conceito, podemos subdividí-la em seis categorias:


Manutenção corretiva não planejada – Quando um componente ou o equipamento falha ou apresenta uma diminuição significativa de desempenho de modo não esperado.

Manutenção corretiva planejada – Neste caso, quando a máquina começa a demonstrar os primeiros sinais de que seu desempenho está reduzindo, ou que uma falha pode vir a ocorrer, há um planejamento para que a manutenção seja realizada.

Manutenção preventiva – Como o próprio nome diz, visa prevenir falhas ao adotar uma série de medidas periódicas.

Manutenção preditiva – Considerada a mais moderna e uma das mais eficientes no ramo da manutenção industrial, a manutenção preditiva atua na inspeção rotineira de equipamentos para identificação de irregularidades que podem vir a dar problema. Por essa razão vem o nome “preditiva”, de prever, já que é possível prever uma futura falha e evitá-la.

Manutenção Detectiva – Busca detectar falhas ocultas ou não perceptíveis.

Engenharia da manutenção – Considerada uma evolução da manutenção industrial, neste o engenheiro aplica as técnicas mais modernas e segue benchmarks.



___________________________________________

1.

Não é questão de escolha e deve ser regular



Trata-se de uma norma regulamentadora

As ações de manutenção preventiva não são opcionais para a empresa. Pelo contrário, trata-se de uma regra determinada pela NR 12 (Norma Regulamentadora 12) que trata diretamente da segurança no trabalho e máquinas e equipamentos.


◇ O programa de manutenção pode ser em partes ou totalmente terceirizado (como é o caso do nosso Programa TRATO 360° ), desde que os documentos de controle e as evidências das manutenções realizadas permaneçam na empresa.


Observação: Em alguns casos, em função dos custos, a terceirização dos serviços de manutenção pode ser uma boa alternativa em partes ou totalmente terceirizado, desde que os documentos de controle e as evidencias das manutenções realizadas permaneçam na empresa.


◇ A norma dita que a manutenção preventiva é um dos requisitos mais básicos exigidos das empresas para evitar acidentes e prevenir doenças do trabalho.


_____________________________________

2.

Quando fazer e qual a prioridade | ordem das manutenções em empresas?


Emergencial: Quando um defeito pode trazer riscos a operação ou ao trabalhador, e neste caso deve se aplicar a manutenção corretiva imediatamente.

Crítico: Um patamar “abaixo” do emergencial, já que neste caso pode ser programa e executada no período de uma semana. Aqui, faz parte o plano de manutenção preventiva.

Normal: Utilizada em manutenções a serem planejadas a partir de 7 dias da emissão. Neste caso, a manutenção preditiva.


Agende a Avaliação completa na sua empresa :)

Após definida a prioridade, é necessário avaliar a ordem de trabalho a ser executado. Esta contém campos para registro e apropriação dos recursos e execução do serviço, podendo ser:

Corretiva: Utilizada para serviços emergenciais onde a execução precisa ser imediata. Não há planejamento.

Planejada: Parte do plano da já citada manutenção preventiva ou quando o serviço é solicitado pelo cliente.

Rota: Utilizada somente para planos de manutenção.

Parada Geral: Semelhante a ordem planejada, essa é utilizada para serviços a serem realizados em paradas setoriais ou totalmente.



Texto por:

Marcos Mão Certa

Proprietário MC | Especialista em Manutenção preventiva, corretiva e normativa | SC


A empresa do Marcos faz parte do Programa TRATO 360° da Estágio TEC+ no cuidado e na prevenção de curto-circuitos, vazamentos, sistemas de segurança, reformas, instalações técnicas e estéticas em sedes e filiais de empresas presentes no estado de Santa Catarina @2019.


Saiba + e agende a avaliação técnica (é gratuita !) com o nosso coordenador

Marcelo Myra | (48) 3717-5413

Conheça + serviços especiais como o

Aconsheila * conselho especializado aos Estagiários.

8 visualizações0 comentário