top of page
  • Foto do escritorTHE BLEST +

Você sabe do quê se trata a Síndrome de Burnout ?


Nos últimos anos houve uma mudança importante nas relações de trabalho, e com a inserção de novas tecnologias e mídias sociais, praticamente não se para mais de trabalhar.


Aceita-se bem a condição de que a pessoa faça mil coisas ao mesmo tempo, que de conta de tudo, que faça sempre mais em menor período de tempo, mas esse padrão de trabalho pode desencadear a chamada síndrome de burnout. 

O termo burnout vem do inglês to burn out, que significa queimar por completo, sendo considerado então a síndrome do esgotamento profissional. Segundo a International Stress Management Association (Isma), estima-se que 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros sofrem desse problema. É aquela sensação de não conseguir se “desligar” do trabalho, de estar sempre cansado, sobrecarregado com o que precisa ser feito, irritado com cobranças, insegurança, aquele desânimo associado ao trabalho que não passa. 


Essa síndrome pode afetar qualquer profissão, sendo mais comum em pessoas que vivem para o trabalho, as chamadas workaholics, e que tem altos níveis de exigência de desempenho e perfeccionismo. Além disso, profissões que apresentam um impacto direto na vida de outras pessoas podem ser mais afetadas, assim temos como exemplo: médicos, enfermeiros, advogados, professores, psicólogos, profissionais de segurança pública, prestadores de serviços.


Os sintomas mais comuns no dia a dia são fadiga e cansaço constante, distúrbios do sono, dores musculares e de cabeça, irritabilidade, alterações de humor, falhas de memória, dificuldade de concentração, falta de apetite, ansiedade, depressão, pessimismo e baixa autoestima.


O tratamento geralmente envolve psicoterapia e acompanhamento médico. Em alguns casos é necessária a readaptação nas funções de trabalho, afastamento provisório e até mesmo a troca de emprego. É recomendado que a pessoa repense suas rotinas e prioridades, que estabeleça períodos de descanso, começando com uma noite de sono adequada. 


O trabalho pode ser uma fonte de satisfação, descobrimento de habilidades, bem-estar e realização, mas para isso é fundamental manter o equilíbrio entre lazer, família, vida social e atividades físicas. Tenha em mente prioridades e busque seu propósito, você passará muito tempo de sua vida trabalhando.




Texto por:



O Dr. Gustavo faz parte do Programa TRATO 360° da Estágio TEC+ no cuidado aos Líderes e Executivos Alta Gestão para evitar estresse agudo que pode levar ao desenvolvimento da síndrome de burnout @2019.


Saiba + e agende a consulta com o nosso coordenador

Marcelo Myra | (48) 3717-5413

Conheça + serviços especiais como o

Aconsheila * conselho especializado aos Estagiários.


#ProgramaTrato #360 O Novo Jeito da ESTÁGIO TEC+ tratar bem sua Empresa🎯

26 visualizações0 comentário
bottom of page